sexta-feira, 9 de março de 2012

Natal - Um lugar perfeito pra quem quer agito!



Está pensando em passar uns dias num lugar ensolarado, tranquilo, sem trânsito frenético, com praias de águas mornas. Natal, a capital do Rio Grande do Norte é assim. A vida por ali ainda acontece num ritmo mais lento. Apesar de ser a capital do estado com quase um milhão de habitantes, Natal mantém um ar pacato e feliz.

Comece fazendo o check in num hotel entre os tantos localizados na Via Costeira: o espanhol Serhs (com 396 quartos e seu super café da manhã); o imponente Pestana Natal (com 188 apartamentos à beira-mar) ou quem sabe o Resort Ocean Palace. Mas, não espere grande luxo, todos os hotéis são básicos, apesar de serem 5 estrelas e enormes. Vá preparado para desfrutar de um astral bem praiano. 

Solte suas malas no quarto, coloque uma roupa de banho e enfie o pé na areia. Saia para fazer uma caminhada de reconhecimento desde Ponta Negra (aquela praia que tem o Morro do Careca) até a Praia da Barreira D'água (ao longo da Via Costeira). Se tiver com fôlego para andar uns 10 quilômetros pela areia vá até o encontro do mar com o rio Potengi.





Deu fome? Então, não deixe de comer uma tapioca na Casa de Taipa. O lugar é super bonitinho e as tapiocas deliciosas (Rua Dr. Manoel A. de Araújo, 130-A, Alto de Ponta Negra, telefone: 84 3219-5798 begin_of_the_skype_highlighting            84 3219-5798      end_of_the_skype_highlighting). Se a fome pedir algo mais consistente experimente o restaurante Camarões (Rua Eng. Roberto Freire, 2610, Praia da Ponta Negra, telefone: 84 3209-2424 begin_of_the_skype_highlighting            84 3209-2424      end_of_the_skype_highlighting). Mas, se a intenção for testar a culinária local, não deixe de fora o Restaurante Mangai que além das comidinhas típicas tem decoração que retrata a história do povo nordestino (Av. Amintas Barros, 3300, Lagoa Nova, telefone: 84 3206 2254 begin_of_the_skype_highlighting            84 3206 2254      end_of_the_skype_highlighting).


Para curtir aquele por do sol musical vá ao Iate Clube de Natal, na rua Coronel Flamínio - Santo Rei, e se encante com um show de sax e violino que inclui música erudita e clássicos das canções potiguares. Telefone: 84 3202 4402 begin_of_the_skype_highlighting            84 3202 4402      end_of_the_skype_highlighting

O marco inicial da cidade é o Forte dos Reis Magos, do século XVI. Em formato de estrela de cinco pontas, o principal símbolo da cidade é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e merece uma visita. Av. Café Filho, Praça do Forte. Telefone: 84 3202 9006 begin_of_the_skype_highlighting            84 3202 9006      end_of_the_skype_highlighting. E, por falar em história vale lembrar que na época da II Guerra Mundial, Natal serviu como base para as forças aéreas e navais dos Estados Unidos devido a sua posição estratégica, bem na esquina do Brasil. 


Foi em Natal, também que viveu até os 87 anos o maior folclorista brasileiro, Luis da Câmara Cascudo. Ele foi e sempre será tão importante que empresta seu nome a um museu, memorial, instituto, universidade e rua. Ele publicou 140 livros e dizem que lia um livro por dia. Foi convidado a lecionar na USP e na Sorbone, mas como gostava mesmo era da sua rede em Natal, não aceitou essas honrarias. Para saber mais sobre a vida desse potiguar visite o Memorial Câmara Cascudo (Praça André de Albuquerque, 30, telefone 3211.8404) que guarda documentos, objetos pessoais e sua imensa biblioteca.

E agora? Quer fazer umas comprinhas e mudar radicalmente da veia cultural para o consumismo? Então, saiba que o maior shopping de Natal é o Midway Mall. Mas,  sinceramente, as praias são bem melhores do que o shopping.

Para circular por todos esses lugares o ideal é alugar um carro. Assim, dá até para programar um mergulho nos parranchos de Pirangi (banco de corais); visitar o maior cajueiro do mundo, em Maracajaú ou ir à Genipabu, passear de dromedário e fazer esquibunda.




Gostou do post acima? Que tal viajar e curtir tudo que Natal tem de bom?



Acesso: 09/03/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário